quinta-feira, 15 de março de 2012

Goleiros: Posição Injustiçada

Ser jogador de futebol requer esforço, dedicação e principalmente talento. Mas de nada adianta senão acompanhados por um longo período de treinos físicos e psicológicos. Quando trata-se de treinamento físico não há maior exemplo que os goleiros. E muito espera-se deles.
É de costume, mesmo que não explicitamente, se responsabilizar alguém pelas derrotas ou vitórias no futebol, seja um jogador ou integrante da comissão técnica. Mas cá pra nós, em uma vitória e título de um time quem é tido como herói pela torcida? A resposta é simples. Senão um meia, um atacante e mais precisamente aquele que fez o último gol. Desmerecer a atuação deles é tolice.
Analisando agora uma derrota. Algumas vezes ouve-se críticas à Comissão técnica, mas quando o time já está em enfrentando uma crise ou quando a torcida não concorda com a contratação ou a não-liberação de um jogador. Em uma derrota simples a vítima da vez, geralmente, é o goleiro. Ou porque não defendeu um pênalti ou porque sofreu o popular "frango". Ele pode ir de herói à vilão em poucos minutos. 
Vamos simular uma situação de final de campeonato. O time retrancado, com seus titulares cansados e praticamente sem opções no banco, em vista àquele esquema. A equipe adversária tem um pênalti à favor. Mas o goleiro defende. E está inspirado, pegando aquelas bolas difíceis e fazendo defesas espetaculares. Mas no finalzinho do segundo tempo, a situação se inverte e ele sofre o gol. Aquele gol que já nem assustava mais a torcida. Quem seria o culpado?
Não se deve atribuir a culpa por uma derrota à ninguém. Mas não é assim que acontece.
Devemos nos conscientizar que os goleiros esforçam-se ao máximo, trabalham arduamente mais que qualquer outro jogador da equipe, de qualquer outra posição. É muito exigido no campo e só há ele para defender o gol. Sem ele não há jogo.
Para exaltar seu brilhante trabalho, o vídeo das cinco melhores defesas do Brasileirão 2011. 


3 comentários:

  1. Diz prá eles que aprendeu tudo isso com o papai aqui!!!!!
    Não é mera coincidência essa postagem pois há muito tempo já vinhamos falando desse assunto não é minha menina!!!!!!!!
    Quero dizer que fico muito orgulhoso de saber que as conversas que tínhamos sobre futebol lhe propuseram expressar-se de maneira clara e objetiva sobre jogo, jogadores e posicionamentos dentro de campo.
    Parabéns pelo artigo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Goleiro é o 1º que chega ao treino e o último que sai. Essa posição deveria ser mais valorizada. Jogadores de linha erram muito mais.

    Grêmio tem o melhor goleiro em atividade no futebol brasileiro. Muitas de suas vitórias, a partir de 2008, passaram pelas defesas dele (Victor).

    Só pra constar: Muito bom esse texto!

    ResponderExcluir
  3. Passei só para agradecer àqueles que leram, e em especial àqueles que deixaram seu comentário, meu pai Aurélio e meu amigo Carlos. Aos demais ainda poderão ler e comentar e eu serei grata da mesma maneira. Afinal, não adianta se criar um texto se não existem leitores!

    ResponderExcluir